segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hammam - O Tradicional Banho Árabe


Tive o imenso prazer e privilégio de banhar-me na própria história em minha visita a Granada, Andaluzia, em um Hamman chamado Al Andaluz.




O Hamman de Granada está instalado aos pés da Alhambra, as margens do Rio Darro, no antigo bairro de Albaicin, declarado pela Unesco como patrimônio da humanidade.

No coraçåo do bairro árabe de Granada fica a Plaza Nueva, ao seu lado, uma antiga mesquita, onde atualmente se encontra a igreja Santa Ana. 
Logo atrás desta igreja, na Calle Santa Ana número 16, para nosso deleite e delírio, bienvenidos ao Gran Hamman Al Andaluz!




Eu já havia feito uma reserva para banho e massagem tradicional.
Recebi todas as prévias instruçøes sobre os banhos e procedimentos aconselháveis e parti pra experiência com a alma rica e feliz!

Coloquei meu biquininho brasileiríssimo no vestiário e fui direto pra ducha banhar-me, uma espécie de preparaçåo, de limpeza do corpo para receber o ritual da massagem.


Recebi uma relaxante massagem purificante feita com pedras quentes e uma luva especial que promove uma renovaçåo celular, uma suave esfoliaçåo que deixa a pele instantaneamente macia e revigorada.

Só nåo durmi durante a massagem porque um lado do meu cérebro estava atento a todos os movimentos , tentando decifrar as manobras utilizadas, assim como  os óleos essenciais. 
Afinal, a melhor forma de um terapeuta se reciclar é receber!


Completamente revigorada e relaxada, vamos ao banho.
Antes de entrar nas piscinas, tomei outra ducha pra retirar o excesso de óleo.


Todo o ambiente é iluminado com estas velas e luzes bem clarinhas que brotam do teto de mosaico.

Primeiramente é aconselhado  entrar na piscina temperada, ou seja, morna.

Desta forma você prepara seu corpo pra seguir o circuito das  diferentes temperaturas de água, que varia da temperada, quente, mega power quente e mega power ultra gelada, praticamente como se você mergulhasse em uma piscina de gelo ( o que de fato é verdade, pois esta agua gelada é resultado do degelo da Sierra Nevada)


Você fica livre pra fazer o circuito como quiser, quantas vezes quiser e da maneira que quiser, durante o período de 1 hora e meia.

Existe um espaço reservado pra se hidratar chamado de espaço de repouso.
Neste tranquilo templo do descanso saboreamos a tradicional bebida árabe, um chá suave, uma mescla de ervas aromáticas doces.



Saldo da Esperiência: 

Eu permaneci durante todo o tempo permitido entre banhos com temperaturas diferenciadas e  váaarios copinhos do chá maravilhoso. 

No meu registro das  melhores sensaçøes vividas  está a de entrar na piscina de gelo logo após o banho ultra power quente. Quando você sai da piscina, é como se tivesse renascido.
 Nåo tenho palavras pra descrever, mas a sensaçåo.... esta eu guardo viva na memória celular!
Muchas Gracias!



Imagens do Pintor Francês Jean Léon Gérome, que retratou diversas telas sobre banhos árabes.

A História mostra a proposta dos Templos de Banho públicos, realmente um  local da vivência do prazer , dos cuidados de higiene , beleza , bem estar e do convívio social. 








Amei recordar e registrar!

2 comentários: