quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A emoção que move e os aromas que nos conduz



Plínio recomendava a erva doce não somente para uma melhor visão física, mas também para a segunda visão, ou seja, para ver com clareza! Esse mesmo autor ainda dizia que as serpentes adoram a erva doce porque auxilia no processo de troca da pele velha, e portanto, rejuvenesce!

Essa é a unidade  das terapias de abordagem holística. Com a aromaterapia também é assim!

Quando nos referimos a  propriedade analgésica de algum óleo essencial, nos referimos também a outras dores além da dor física.
A dor encontra expressão em várias formas de emoções, especialmente no sofrimento.
Muitas vezes a expressão física é a manifestação aparente de algo mais profundo, não tão evidente.

Alguns óleos essenciais possuem efeitos sedativos ou suporíficos (estimulam o sono), e aliviam a dor. Aliviam a dor da cabeça, e a do coração. A bergamota, a camomila romana e o ylang ylang cumprem muito bem esta função.
Quando a raiva dominar, ou quando a dor da culpa se fizer presente e intensa, respire um cheiro de gerânio, de erva-doce, lavanda ou manjericão! Os doces aromas são os veículos dos mais doces pensamentos. Alguém já disse isso!

A raiva pode ser considerada uma espécie de inflamação da mente. Assim, um óleo essencial antiinflamatório também pode amenizá-la. Então, quando se sentir bem zangado, irado, respire patchouli, laranja, limão! Respire alecrim, hortelã.



O ciúme é comparado a um fungo ou a qualquer vírus que nos ataca.
Ele é algo que não precisamos, nem o queremos, e mesmo assim, ele chega até nós.
Quando for necessário resistir a um ataque, eucalipto, sálvia e tangerina.

Cicatrizar significa curar, uma das propriedades de cura da lavanda refere-se a queimaduras.
Muitas emoções precisam de óleos curativos, como aquele tipo de sofrimento no qual a ferida leva muito tempo pra curar. A raiva que fica fervendo por muito tempo queima tudo.
As cicatrizes deixadas pela culpa ferem os tecidos!
Pra cicatrizar, cedro, alecrim, lavanda.
Sálvia também salva!

Quando o sintoma da congestão penetrar naquelas situações que a mente fica entupida de pensamentos, impedindo a clareza da visão nas decisões, circunstâncias de confusão, descongestione o canal, descongestione as vias! Libere o acesso com Alecrim, erva pra qualquer mal!
Libere com sândalo!

Em caso de emoção reprimida, e que por isso mesmo necessitam ser liberadas, já pensou em usar óleos diuréticos? Pra tudo aquilo que guardamos dentro de nós por muito tempo.....anis, cipreste, manjerona, tomilho, zimbro.... pra diluir, o que for preciso....

....e pra digerir.., o sistema digestivo apresenta enfraquecimento quando se vivencia o medo.
Se quisermos amenizar o conjunto de emoções mal digeridas, gengibre, neroli, limão, noz moscada, melissa, pimenta do reino

Desequilíbrio hormonal também bagunça as emoções, tensão pré menstrual, menopausa.
Peça socorro ao cravo da índia, anis, pinho e erva doce

E para aquelas pessoas de cabeça nas núvens, que sonham acordada, que precisam ser trazidas de volta a terra, que tal aterrar com  ylang ylang, tangerina, anis, bergamota e limão?

E pra desintoxicação, do corpo físico e das emoções como cobiça, vingança, ciúme...acúmulos de toxinas na mente, use e abuse do alecrim, do zimbro e da sálvia!

E junto vamos botar pra circular, quem tem problema de circulação, o aprisionamento de toxinas corrói gradualmente, empobrece a circulação sanguínea.
Pro sangue e pra linfa, benjoim, cedro, alecrim, cipreste e laranja

Saúde pra nós!

Escrito por: ~*~ Consultório de Afrodite/ Terapia dos Sentidos
imagens: pinterest.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Alma e Aroma


O aroma é o caminho direto para a alma.
 Imergir-se no mundo dos aromas é adentrar  um terreno de mistério, fascínio e memória!
É um  prazeroso e irrecusável convite a experimentar um estado alterado de consciência.
O perfume entorpece, e enobrece!
A fragrância é instantânea, é invisível, silenciosa!
Seu eco alcança o rastro da velha memória intangível, escondida, oculta, e viva!
E assim, emoções dormentes são estimuladas a despertar.
E a valsa se inicia, assim, bem no compasso de um cheiro!

Cheiro de casa de vó, cheiro de doce de cidra.
....de lençol passado, de debaixo da cama
de baú, jardim, chuva de verão.

O aroma é um corpo sólido, vivo e ereto na atmosfera, amante da memória, que flerta com a emoção!
Detalhes, texturas e sensações! Recordações!
Ator  de destaque no início da vida, e na vida inteira.
O bebê reconhece a mãe pelo cheiro, e esse é o seu primeiro sorriso.
Contato envolvente, relação construída através do olfato.


O sentido do olfato é processado na mais antiga parte do cérebro, na área que responde pelos estímulos sexuais, emocionais e espontâneos.
Freud postulou que foi quando começamos a andar sobre os pés, eretos, que perdemos nossa proximidade com a informação olfativa, com os detalhes e nuances olfativos.
 Ao mesmo tempo, nossa visão se expandiu, ganhou preferência sobre o olfato.
Ao longo do tempo nosso olfato perdeu a capacidade de percepção.

Após o Iluminismo o sentido do olfato perdeu lugar.
Declaradamente, passou a ser considerado terreno primitivo, associados a animais, e  por isso, "menor", desimportante.
Immanuel Kant declarou que o olfato era o menos importante dos sentidos, indigno de ser cultivado.
É o que os perfumistas  chamam de - A marginalização do olfato, marco do homem civilizado!


Isso resulta na diminuição de sensibilidade do homem moderno, contemporâneo.
Sua falta de percepção nos detalhes, nas minúcias.
Sua preferência por cheiros sintéticos, que gritam.
Assim o suave não tem vez, o que chega de mansinho não se faz presente.
Porque falta alma mesmo.
Porque desaprendemos a inalar, e a se deixar levar.
As vezes pessoas com visão ficam cegas, se lhes faltam a delicadeza.
O olfato é um caminho para descobrir a essência
A essência da vida!


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Epifania sobre os cheiros ou coletânea sobre odores


" Odores, mais frequentemente do que qualquer outra sensação, transmitem uma mensagem para o consciente, pouco deteriorada pelo tempo, despidas das irrelevâncias do momento ou dos anos que se passaram, aparentemente viva e nada mais do que convincente"- Roy Bedicheck " The Sense of Smell"
                                                                            
                                                                               ~*~

Não é a visão, a audição, o tato, nem mesmo o paladar- tão intimamente relacionado ao olfato- nenhum outro, somente o nariz evoca dos lugares mais profundos, com tanta veracidade, as materializações distantes e cinematográficas que chamamos de memória!
" Alguém encontra um frasco, e de uma borrifada, um espírito agora renovado e vivo se derrama. Mil idéias adormecidas, lúgubres e crisálidas. Tremendo nas sombras como jovens borboletas, que se põe a voar, as asas enrugadas se abrindo, em tons de azul, sopros de rosa, e faíscas de dourado" - Charles Baudelaire - " O Frasco"


 " Odores podem atrair ou repelir fortemente, o que lhes atribui poderosas metáforas de bem e mal. Odores são também etéreos, não podem ser agarrados nem contidos; em sua intangibilidade, transmitem simultaneamente o sentido da presença e da ausência misteriosa de Deus. Finalmente, odores são inefáveis, transcendem nossa habilidade de defini-los através do idioma" - Constance Classen- historiador cultural

                                                                                 ~*~

"Ele viu que não havia qualquer estado de espírito que não tivesse seu correspondente no mundo dos sentidos, e se pôs a descobrir a verdadeira relação entre eles, imaginando o que haveria no olíbano que faziam com que as pessoas se sentissem místicas, no âmbar cinzento, que mexia com a paixão das pessoas, nas violetas, que despertavam memórias de um romantismo que não existe mais, e no almíscar, que perturbava a mente. - Oscar Wilde - " O retrato de Dorian Gray"


Os odores provocam forte sensações em nós, não controladas pela razão.
Por esse motivo o olfato tem sido há muito tempo celebrado pela literatura.
Baudelaire ( As flores do mal), Oscar Wilde ( Retrato de Dorian Gray),  Ítalo Calvino ( The name, the nose)...poderiam ser definidos como romancistas olfativos.
Os odores abrem uma interseção entre o mundo metafísico e o físico. É a existência destas características, vagas e ao mesmo tempo específicas, que levou vários escritores a escrever sobre o olfato como sendo o sentido da imaginação. Nenhum sentido tem poder de invocar memórias com repercussão emocional profunda e abrangente como o olfato.
Odores são, portanto, capazes de controlar nossa vida emocional
" Um perfume pode afogar anos no aroma que recorda" - Walter Benjamim....



Imagens: pinterest
Referências: Essências e Alquimia - resenha do livro de Mandy Aftel

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Perfumaria Botânica



Desde tempos remotos, as pessoas encontram prazer em esfregar substâncias aromáticas na pele.
O perfume sempre ajudou pessoas a rezar, curar, fazer amor, preparar-se para morte, criar.
A inspiração, enfim, está ligada ao ato de inalar
As essências aromáticas eram artigos de luxo e refinamento altamente valorizados no mundo antigo, e grande parte das rotas comerciais se desenvolveram graças às buscas incessantes por ingredientes aromáticos. Navios traziam canela da África, cardamomo da Índia, gengibre, noz moscada, açafrão e cravo da Indonésia. Eram especiarias cobiçadas para integrar rituais religiosos, remédios e para perfumar o corpo.

" Coloridas, instáveis, sutis e caras, as essências naturais eram uma amante difícil que exigia atenção exclusiva e disposição para abandonar as regras. Nunca ofereciam o conforto de um relacionamento estável, previsível, e sua complexidade inspirava muitos dos que trabalhavam com essas essências a filosofar sobre a relação do perfume com outros aspectos da vida"


Um século depois, nossa sensibilidade olfativa foi marginalizada e amortecida pela invasão química da comida e no meio ambiente, e pela proliferação esmagadora de cheiros fabricados.
O mundo dos odores naturais foi cooptado por produtos; muitas pessoas não conseguem cheirar um eucalipto sem pensar em produto de limpeza.
Uma supersaturação dos cheiros químicos comprometeu nossa habilidade de apreciar odores naturais complexos e sutis.

Somos bombardeados por perfumes em lojas de departamentos que gritam sua presença, e permanecem monótona e insistentemente no corpo e no ar, mas a mágica verdadeira do perfume nos escapa.
Nós perdemos contato com aquilo que inicialmente conduz a nossa espécie a aromas de flores e ervas, e com sua rica história.


Paolo Rovesti escreveu uma crônica sobre o mundo perdido dos perfumes: " Nós, que estamos imersos na artificialidade da vida moderna, não conseguimos lembrar-nos, sem nostalgia ou tristeza, daqueles presentes que a natureza coloca à disposição do homem, hoje negligenciados ou em desuso
Dentre eles estão os paraísos perdidos dos perfumes naturais, dos perfumes do passado e do espírito"




Trecho retirados do livro de Mandy Aftel - Essencias e Alquimia :Um livro sobre Perfumes

Escrito por : ~* ~ Consultório de Afrodite ~*~
Imagens: Pinterest


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Contos sobre perfumes

"Cleópatra desenvolveu a arte de auto adornar-se como ciência. Possuía seu próprio ateliê de perfume, e dizia-se que esfregava perfume sólido na boca antes de beijar um amante, de modo que o aroma o obrigasse a pensar nela depois que se separassem. Ela mandava embeber em perfume as velas do barco no qual recebia Marco Antônio, e mais tarde encontrava-o num quarto com carpete de pétalas de rosa , com alguns metros de espessura, que era fixado no lugar por redes presas as paredes.

AS mitologias de muitos países estão repletas de referências ao poder de sedução do perfume, manifestação da crença antiga de que as essências tem origem sobrenatural. Dizem que Kama, o Deus Hindu do Amor, carrega flores em seu cesto em vez de flechas. Hades, o Deus grego do mundo inferior, usava a flor sedutoramente aromática do narciso para atrair Perséfone.

A docemente perfumada Deusa do Amor, Afrodite ( cujo nome deriva a palavra Afrodisíaco), deliciava-se com belos aromas e distribuía-os generosamente para auxiliar seduções no paraíso e na terra. Ela deu uma receita especial de perfume a Helena de Tróia, que encharcou Páris com ele quando o colocou em seu leito nupcial, e deu ao barqueiro Phaon uma fragrância que fez com que as mulheres, incluindo a poetisa lésbica Sapho e uma falange de esposas antes obedientes, se apaixonassem por ele.

Até mesmo Zeus, Deus dos Deuses, era suscetível a um aroma doce , e quando Hera queria seduzi-lo, ungia o corpo com óleos aromáticos.
Na antiga Jerusalém, as moças colocavam mirra e bálsamo nos sapatos. Quando avistavam um rapaz atraente no mercado, aproximavam-se e sacudiam os pés na direção dele, envolvendo-o com aroma".



Trechos  retirados do livro de Mandy Aftel - "Essências e Alquimia : um livro sobre perfumes"
Imagens : Pinterest

terça-feira, 26 de maio de 2015

Saboaria Natural e Artesal -Terapia dos Sentidos


Fazer sabão é terapia. Terapia dos sentidos!
A arte da saboaria natural e artesanal, aquela produzida inteiramente a partir dos elementos que a natureza nos oferece, como óleos, manteigas, extratos de plantas e aromas, faz com que o ritual do banho diário seja puro deleite, prazer e beleza.
Uma carícia aveludada na pele!
A pele é o nosso primeiro e mais extenso órgão. Canal pré verbal de comunicação. Meio de contato e transmissão de sensações físicas e emoções. Abriga nossa individualidade, e ao mesmo tempo que nos proteje, é a fachada que nos expõe.
É o envelope do corpo, o espelho da alma.
Há de ser, antes de tudo e mais nada, tratada com amor, respeito, cuidado e delicadeza.
Sabonetes sintéticos, esses que são vendidos em supermercado, caminham na direção contrária deste princípio. Seu perfume intoxica e sua limpeza não hidrata, apenas retira a camada protetora da pele, deixando-a mais suscetível as "intempéries " do ambiente.
Ao se usar um sabonetes natural, com elementos selecionados, de cultivo confiável, produzido artesanalmente, respeitando o longo tempo de maturação e considerando sua interação com o ambiente, se está não apenas praticando um hábito de higiene, mas uma terapia dos sentidos, que proporciona bem estar e mudança de paradigma de consumo.
Os sabonetes Consultório de Afrodite/ Terapia dos Sentidos, estão ao acesso de quem quiser optar por uma alternativa saudável, macia, consciente e cheirosa, com amor de quem faz!

sábado, 2 de maio de 2015

Aromaterapia: A terapia dos Aromas Essenciais

                                                


Pode-se dizer que Aromaterapia é a utilização terapêutica da ciência que, através da aplicação dos óleos essencias extraídos das plantas, objetiva promover a saúde o bem estar nos indivíduos. 
Esta arte de embasamento científico fundamenta-se no princípio que os aromas acionam respostas específicas no cérebro e conduz a resultados singulares.

Os óleos essencias são formas altamente concentradas de energia das plantas.
São resultado da extração, por destilação, dos componentes voláteis das diversas partes da planta.
Por isso que o óleo essencial é considerado como contendo a alma da planta, pois constitui sua força vital, contém os seus princípios potencializados.

Para os antigos alquimistas, os óleos essenciais sintetizavam o que denominavam de Quintessência


O olfato é o mais poderoso disparador do Sistema Nervoso Central. 

Os aromas possuem a capacidade de evocar sentimentos e reações fisiológicas, provocando um efeito imediato, pois atuam, concomitantemente, nos três níveis

-Nível Fisiológico
-Nível Psicológico
-Nível Energético

Os aromas característicos de cada óleo essencial despertam sensações que ativam memórias. São captados pelo cérebro e ativam o sistema límbico, que é o responsável pela regulação dos nossos processos emocionais.

Assim pode-se vislumbrar que os três níveis ( fisiológico, psicológico e energético) atuam de forma simultânea. - O efeito psicológico do óleo essencial atua sobre a mente, de forma a liberar, a nível emocional, memórias, traumas, somatizações, desordens de personalidade, apegos, fobias,raiva, medos ... e os mais diversos sentimentos e emoções.

Desta forma, os óleos essenciais atuam sobre o inconsciente, e traz a tona aspectos até então desconhecidos e não acessados.
São veículos prazeirosos de autoconhecimento e transformação pessoal



                                Um pouco de história

A ciência da utilização dos óleos essencias está presente na humanidade há milhares de anos, antes mesmo dos tempos do Egito Antigo. Referem-se seu uso há mais de 6 mil anos atrás, na Índia e China.
Os Chineses, hindus, egípcios, gregos, nômades....todos conheciam a utilização das fragrâncias naturais.

O livro Chinês de Medicina Interna do Imperador Amarelo, escrito em 2.697 A.C. , explicava a utilização das plantas aromáticas.  Pesquisas paleontológicas e antropológicas identificaram as primeiras práticas do uso das plantas aromáticas para confecção de incenso, através da queima de gomas e resinas vegetais.
A primeira pomada neolítica era composta de gorduras e óleos de sândalo e oliva combinados com plantas aromáticas.

Pesquisas referem-se que a utilização das plantas medicinais para fins terapêuticos pode ter surgido com os Sacerdotes, personagens que reconheciam a importância da saúde física e mental.

A iniciação dos sacerdotes previam a utilização do óleo sagrado, uma mistura composta de mirra, canela e cálamo em óleo de oliva. As cerimônias também eram regidas sob a defumação de incensos 

Inúmeros óleos essenciais, como a cânfora, importada da China, são descritos no livro Da Destilação e da Química do Perfume, do árabe Yakub Al Kindi.
O médico árabe Avicenna dedicou um dos seus mais de 100 livros inteiramente ao estudo dos aromas e das propriedades terapêuticas da Rosa.

Estudos revelam que os perfumes essenciais foram levados do Oriente para a Europa pelos Cruzados Medievais do seculo XII.

Neste cenário, os alquimistas ocuparam lugar de destaque no início do sec XVI, pois foram eles os responsáveis pelo  aperfeiçoamento dos processos de destilação.

No sec XIX o uso dos óleos essenciais declinou quando os cientistas começaram a isolar e sintetizar princípios originalmente orgânicos em laboratórios.


O ressurgimento da Aromaterapia no mundo contemporâneo Ocidental conta com alguns protagonistas renomados.

A história do termo Aromaterapia está ligada ao nome do químico perfumista francês René Maurice Gattefossé, que criou o termo em 1928, após acidentar-se em seu laboratório de perfumes, instintivamente mergulhou o braço com fortes queimaduras em um recipiente que contnha óleo essencial de lavanda. Observou então que sua recuperação foi rápida com o mínimo de cicatriz.

Gattefossé foi o precursos do renascimento da Aromaterapia no mundo Contemporâneo.

Posteriormente, inspirado em Gattefossé, o Dr. Jean Valnet - cirurgião do exército francês, usou óleo essencial de tomilho, limão, camo,ila e cravo, no tratamento de feridas e queimaduras dos soldados durante a 2ª guerra mundial, utilizando os óleos também para o tratamento e acompanhamento de distúrbios psicológicos.

O nome de Marguerite Maury, bioquímica francesa, também está relacionada ao ressurgimento da Aromaterapia. Ela fundou uma terapia própria, inspirada nos estudos de Gattefossé, que relacionava a doença com o tipo d epersonalidade e estilo de vida de casa pessoa. 
Em 1977 , o masssagista americano Robert Tisserand, publica A Arte da Aromaterapia, tratado de enorme importância no universo da Aromaterapia.



    
Óleos Essenciais e seus Constituintes Químicos 

Aldeídos: contém propriedades antinfecciosa, estimulante da circulação(lemongrass)

Cetonas: contém propriedades de regeneração celular, liquefazendo mucosidades e descongestionando ( lavanda spike, cânfora)

Fenóis: contém propriedades antisépticas, úteis no combate a bactérias e vírus (tomilho)

Alcoois: contém propriedades sedativas, antisépticas e estimulantes do sistema imunológico ( sândalo, neroli)

Sesquiterpenos : contém propriedades antiinflamatórias, atuam sobre o fígado, auxiliando processo de desintoxicação, estimula funções glandulares ( limão, camomila)



 Frequência Vibratória

Os óleos essencias possuem uma alta frequência vibratória. O padrão vibratório que os óleos essenciais possuem em suas estruturas moleculares intactas, de acordo com pesquisas, revelam que são de 52 a 320 MHZ.

O nosso corpo possui uma frequência de 62 a 68 MHZ, e , quando essa frequência diminui, nosso sistema imunológico fica comprometido.

Devido ao alto padrão energético que possuem os óleos essenciais, nenhum vírus, bactéria ou fungo possui capacidade de sobreviver , por isso o efeito antibiótico e antivirótico dos óleos essencias. Os vírus não criam resistência aos óleos essenciais, diferenciando-se dos antibióticos sintetizados pala mutação de microorganismos.


       Oxigênio, Saúde e Óleo Essencial 

Os óleos essenciais são abundantes em oxigênio. E o oxigênio é o elemento primordial , o antioxidante natural, o elixir da vida, que atua com importância máxima nos processos regenerativos, curativos e de defesa celular.


Se você ficar resfriada, por exemplo, sua recuperação será potencializada utilizando óleo essencial de limão ou tea tree.

A maior parte das doenças são causadas pela falta de oxigenação celular. 
Os óleos essencias penetram a parede celular  o que resulta em uma amior distribuição de oxigênio e outros nutrientes, oferecendo uma nova vida a célula.

Estudos apontam que o óleo essencial promove o aumento do índice de oxigênio na atmosfera. Aumentam o ozônio e os íons negativos, que combatem a proliferação de bactérias.




O mundo necessita de mais plantas, cultivo essencial !!!
Mais verde, mais oxigênio, mais saúde, mais vida ! 
Mais Aroma
~*~ ~*~ 
Referência:

- TISSERAND, R. a arte da Aromaterapia. Rocca
- PRICE, S. Aromaterapia para doenças comuns. Manole
- SELLA, W. Óleos que curam. O poder da aromaterapia. Nova Era.

Sites: 
http://laszlo.ind.br
http://terra-flor.com
http://www.casamay.com.br

Imagens: Pinterest e ~*~ Consultório de Afrodite ~*~