Aromacologia é o estudo da inter-relação entre a psicologia e os aroma, ou, mais precisamente, de que maneira podemos utilizar os aromas para influenciar nas respostas emocionais e comportamentais.
O cheiro é a porta de acesso do sistema límbico do cérebro, de onde provém nossas emoções.
Sabe-se que o cheiro interfere no comportamento humano e na sua expressão emocional.
Existem aromas que reduzem o nível de estresse por uma interferência direta na produção de hormônios da hipófise no cérebro, enquanto outros nos levam a um contato mais direto com as nossas memórias, trazendo`a tona sensações positivas ou negativas quando inalados.
O estresse surge quando o organismo gasta excessivamente energia física ou mental, gerando uma série de sintomas como irritabilidade, falta de concentração e de memória, cansaço físico ou taquicardia.
Também acabam trazendo dificuldade em fazer o trabalho na ordem lógica.
Sentimento de raiva interiorizada, insatisfação, desinteresse perante a vida, falta de prazer e motivação também são manifestações de estresse.
O Estresse decorre em função de fatores diversos:
• Estresse mental: decorre de medos, pressão no trabalho, preocupação com a própria segurança e dos familiares, ser submetidos a provas e exames.
• Estresse emocional: pode surgir em função de rompimento de relacionamento e perdas de entes próximos.
• Estresse físico: trabalho físico pesado, condução de veículo por longo tempo, esportes radicais sem intervalo.
• Estresse de origem química: ingestão excessiva de café, fumo, substâncias psicoativas, uso abusivo de remédios.
• Estresse ambiental: barulho persistente, música em alto volume, uso excessivo do telefone e ambientes com muitos pessoas falando ao mesmo tempo.
Estresse e a Aromaterapia:
De maneira geral todos os óleos essenciais podem ajudar a combater os diversos tipos de estresse , pois costumam serem usados associados a massagem e banhos.
O uso dos óleos essenciais traz muitos benefícios, pois potencializa o efeito da massagem ou do banho, justamente por conter inúmeras propriedades terapêuticas, além da olfativa.
Alguns óleos essenciais são efetivos por proporcionarem força e tranquilidade para suportarmos os problemas causados e associados à tensão.
Os mais indicados para nos trazer calma, relaxamento e quietude são: Bergamota, Laranja Doce, Lavanda, Limão, Vetiver e Ylang Ylang.
O óleo essencial de Alecrim é excelente para levantar o astral e movimentar energias estagnadas.
Gerânio pode ser usado problemas de carência afetiva, medo, problemas de depressão, falta de ânimo e entusiasmo.
Jasmim é excelente para problemas de depressão, ansiedade, age como equilibrante da hipófise e como afrodisíaco. Facilita o relaxamento e a meditação. Facilita mudanças e a transformação pessoal.
Ótima postagem!
ResponderExcluirEu gosto também da manjerona. Nos transmite calma, nos ajudando a superar medos.
Bjs.
Estela
Vou experimentar! Obrigada Estela !Beijoss!!
ResponderExcluir