quarta-feira, 6 de junho de 2012
Ciências da Pele - Radicais Livre
Existem muitas teoria que explicam os motivos do envelhecimento humano. Dentre elas, a mais aceita foi a desenvolvida pelo médico e pesquisador Denham Harman. Ele explica o processo de envelhecimento através da atuação dos radicais livres no organismo. Sempre que respiramos o oxigênio entra na corrente sanguínea através dos pulmões, viaja até as células , onde será utilizado para a produção de energia.
Neste fluxo que ocorre no interior das mitocôndrias , uma pequena porcentagem de molécula de oxigênio "escapa" com um elétron a menos em sua última camada orbital. Esses são os famosos radicais livres. São moléculas de oxigênio que perderam um elétron nas interações com outras moléculas, tornando-se instáveis ou reativas. Buscando estabilizarem-se os radicais livres roubam elétrons de outras moléculas , gerando outros radicais livres e danificando os componentes das células.
E como estes radicais livres causam o envelhecimento cutâneo?
O colágeno, proteína que confere elasticidade e viço a pele, é extremamente suscetível `a atuação dos radicais livres. Normalmente as moléculas de colágeno deslizam uma sobre as outras promovendo maciez e elasticidade `a pele. No entanto, após sofrer os danos provocados pela atuação dos radicais livres , elas perdem a elasticidade, o que faz com que a pele apresente uma aparência envelhecida .
O excesso de exposição solar também ativa os radicais livres.
Mas, para nooossa alegria, podemos contar com os antioxidantes na luta contra os terríveis radicais livres. Os antioxidantes atuam fortalecendo o elétron e o estabiliza. O agente oxidante geralmente se transforma em uma molécula que é eliminada.
Os antioxidantes estão presentes nas vitaminas, aminoácidos e outras substâncias naturais. Seus representantes de maior importância são as Vitaminas C e E.
Beijos livres dos radicais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário