quarta-feira, 16 de março de 2016

Banho Aromático e Terapêutico


Toda casa tem um cômodo que é efetivamente um símbolo da arte de curar - o banheiro!!!!
Os antigos médicos da Índia, Grécia e Roma já conheciam os potenciais curadores do banho, transformando este ato de higienização numa prática enriquecida por essências de plantas medicinais.

Os óleos essenciais, por concentrarem a energia vital da planta, ampliam o efeito terapêutico do banho.

A artrite, reumatismo, problemas de pele, doenças respiratórias, desordens abdominais e ginecológicas, e ainda vários distúrbios emocionais podem ser amenizados com a  utilização do potencial terapêutico de um banho.

Os gregos adotaram o banho como um ato saudável ao mesmo tempo que prazeroso.
Os médicos gregos louvavam as virtudes dos diferentes tipos de banho e aconselhavam o uso de óleos na água para untar o corpo antes da pessoa se secar.

Hipócrates escreveu um ensaio em seu livro On Regimen in acute diseases ( O Tratamento das doenças agudas) no qual descreve indicações e contra indicações dos banhos.
 Em seu famoso livro Aphorisms ( Aforismos), ele descreve:

"...Inchaços e dores nas juntas, sem ulcerações, aqueles de natureza gotosa, e distensões em geral, melhoram com o banho ou aplicação generosa de água fria, que reduz o inchaço e elimina a dor..."

À medida que o Império Romano foi conquistando a  Europa foram construídas estações de água em Aix-le-Bains e Vichy, na França; em Wiesbaden e Baden Baden, na Alemanha e depois em Bath, na Inglaterra.

Foram construídos banhos públicos em quase todas as cidades romanas e a maioria dos cidadãos ricos tinham seu próprio banho privado. Originalmente, os banhos romanos consistiam em banhos de água fria e piscinas para nadar.

A influência grega trouxe o uso do banho a  vapor, com finalidade de abrir os poros da pele e induzir a transpiração, transformando toda esta atividade em algo curativo e prazeroso.



Os gregos invocavam a proteção de Hera, a mulher de Zeus, durante o banho. Mais tarde ela teve a companhia de Asclépio, o deus da saúde, e de sua filha Higéia ( da qual vem a palavra higiene).

Nos templos curativos de Asclépio, o banho era considerado uma parte essencial do tratamento.

Os romanos consideravam Minerva, a deusa do comércio, da educação e do vigor, especialmente bem dotada para cuidar do banho. Fortuna, a deusa do destino, também era representada frequentemente nas casas de banho, para proteger as pessoas quando estavam vulneráveis.

Além disso, havíam incontáveis ninfas e espíritos associados a fontes e poços locais, venerados como guardiães do banho.



Os óleos essenciais, quando aplicados corretamente e direcionados para as necessidades do corpo, sejam físicas ou mentais, resultarão em agradável bem estar.

Eles são extratos vegetais de concentrada energia vital, carregam a energia vibracional das plantas e uma complexa composição química, que garantem o seu efeito terapêutico como analgésico, estimulante, sedativo, anti-séptico, imunoestimulante, entre outras propriedades específicas de cada um.

É surpreendente o efeito das gotas essenciais da natureza no nosso corpo energético e físico.
Os banhos aromáticos são promovedores de saúde, vigor, relaxamento e equilíbrio emocional.

Os sabonetes naturais aromatizados com óleos essenciais cumprem a função de limpeza, promoção de bem estar e terapia.
Ao mesmo tempo que cuida da pele, a dispersão do aroma no banheiro e na pele cria uma atmosfera de relaxamento e cuidado consigo.Casa óleo essencial possui propriedades e promovem benefícios específicos, atuando de maneira equilibrada.

O banho, par além de um hábito de higiene, é ferramenta terapêutica.
Ele pode estimular ou acalmar, preparar-nos para enfrentar o mundo real, ou nos transportar para um mundo de sonhos
Faça de seu banho sua terapia!
Seu momento de equilíbrio e renovação<3



Nenhum comentário:

Postar um comentário