quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Calendula para pele em todas as idades





Nomes Populares: Calendula, malmequer, malmequer do mato, maravilha dos jardins.

Nome Científico: Calendula Officinalis
Seu nome botânico deriva da crença de que parece estar sempre em flor nos primeiros dias de cada mês ( do latim calendas).
Histórico: Originária da Europa Meridional mas adaptou-se muito bem no Brasil. Na guerra civil americana , os médicos dos campos de batalha  utilizavam suas flores e folhas como cicatrizante aplicados em compressas, chás, pomadas caseiras e banhos quentes.É grandemente cultivada em toda zona temperada do mundo como planta ornamental e medicinal devido ao seu alto indice de principios ativos.

Ação Terapêutica: Excelente cicatrizante da pele , principalmente em peles que foram agredidas por queimaduras.Possui ação antiinflamatória e antisséptica, sendo muito recomendada pra quem sofre de ferimentos e inflamações de pele. Pela sua ação cicatrizante , o uso contínuo ajuda a retirar manchas suaves causadas pela acne.

Pesquisas indicam que formulações contento extrato de calendula promovem efeito fotoprotetor e retarda o envelhecimento da pele. Os antigos egípcios já acreditavam que a calendula possuia propriedades de rejuvenescimento , sendo suas flores altamente utilizadas em emplastros para beleza.

Na fitocosmética  ela é aplicada na formulação de cremes e loções para peles sensiveis( existem cremes para bebê a base de calêndula), produtos pós depilatórios(pela sua ação calmante), óleos corporais e loções pós sol.


OBS: A linha calêndula da Weleda é recomendado por 70% das parteiras na Alemaha por ter sido dermatologicamente testada sua ação calmante  em peles sensiveis , de fácil irritação, como a pele do bebê.




Nenhum comentário:

Postar um comentário