sábado, 2 de maio de 2015

Aromaterapia: A terapia dos Aromas Essenciais

                                                


Pode-se dizer que Aromaterapia é a utilização terapêutica da ciência que, através da aplicação dos óleos essencias extraídos das plantas, objetiva promover a saúde o bem estar nos indivíduos. 
Esta arte de embasamento científico fundamenta-se no princípio que os aromas acionam respostas específicas no cérebro e conduz a resultados singulares.

Os óleos essencias são formas altamente concentradas de energia das plantas.
São resultado da extração, por destilação, dos componentes voláteis das diversas partes da planta.
Por isso que o óleo essencial é considerado como contendo a alma da planta, pois constitui sua força vital, contém os seus princípios potencializados.

Para os antigos alquimistas, os óleos essenciais sintetizavam o que denominavam de Quintessência


O olfato é o mais poderoso disparador do Sistema Nervoso Central. 

Os aromas possuem a capacidade de evocar sentimentos e reações fisiológicas, provocando um efeito imediato, pois atuam, concomitantemente, nos três níveis

-Nível Fisiológico
-Nível Psicológico
-Nível Energético

Os aromas característicos de cada óleo essencial despertam sensações que ativam memórias. São captados pelo cérebro e ativam o sistema límbico, que é o responsável pela regulação dos nossos processos emocionais.

Assim pode-se vislumbrar que os três níveis ( fisiológico, psicológico e energético) atuam de forma simultânea. - O efeito psicológico do óleo essencial atua sobre a mente, de forma a liberar, a nível emocional, memórias, traumas, somatizações, desordens de personalidade, apegos, fobias,raiva, medos ... e os mais diversos sentimentos e emoções.

Desta forma, os óleos essenciais atuam sobre o inconsciente, e traz a tona aspectos até então desconhecidos e não acessados.
São veículos prazeirosos de autoconhecimento e transformação pessoal



                                Um pouco de história

A ciência da utilização dos óleos essencias está presente na humanidade há milhares de anos, antes mesmo dos tempos do Egito Antigo. Referem-se seu uso há mais de 6 mil anos atrás, na Índia e China.
Os Chineses, hindus, egípcios, gregos, nômades....todos conheciam a utilização das fragrâncias naturais.

O livro Chinês de Medicina Interna do Imperador Amarelo, escrito em 2.697 A.C. , explicava a utilização das plantas aromáticas.  Pesquisas paleontológicas e antropológicas identificaram as primeiras práticas do uso das plantas aromáticas para confecção de incenso, através da queima de gomas e resinas vegetais.
A primeira pomada neolítica era composta de gorduras e óleos de sândalo e oliva combinados com plantas aromáticas.

Pesquisas referem-se que a utilização das plantas medicinais para fins terapêuticos pode ter surgido com os Sacerdotes, personagens que reconheciam a importância da saúde física e mental.

A iniciação dos sacerdotes previam a utilização do óleo sagrado, uma mistura composta de mirra, canela e cálamo em óleo de oliva. As cerimônias também eram regidas sob a defumação de incensos 

Inúmeros óleos essenciais, como a cânfora, importada da China, são descritos no livro Da Destilação e da Química do Perfume, do árabe Yakub Al Kindi.
O médico árabe Avicenna dedicou um dos seus mais de 100 livros inteiramente ao estudo dos aromas e das propriedades terapêuticas da Rosa.

Estudos revelam que os perfumes essenciais foram levados do Oriente para a Europa pelos Cruzados Medievais do seculo XII.

Neste cenário, os alquimistas ocuparam lugar de destaque no início do sec XVI, pois foram eles os responsáveis pelo  aperfeiçoamento dos processos de destilação.

No sec XIX o uso dos óleos essenciais declinou quando os cientistas começaram a isolar e sintetizar princípios originalmente orgânicos em laboratórios.


O ressurgimento da Aromaterapia no mundo contemporâneo Ocidental conta com alguns protagonistas renomados.

A história do termo Aromaterapia está ligada ao nome do químico perfumista francês René Maurice Gattefossé, que criou o termo em 1928, após acidentar-se em seu laboratório de perfumes, instintivamente mergulhou o braço com fortes queimaduras em um recipiente que contnha óleo essencial de lavanda. Observou então que sua recuperação foi rápida com o mínimo de cicatriz.

Gattefossé foi o precursos do renascimento da Aromaterapia no mundo Contemporâneo.

Posteriormente, inspirado em Gattefossé, o Dr. Jean Valnet - cirurgião do exército francês, usou óleo essencial de tomilho, limão, camo,ila e cravo, no tratamento de feridas e queimaduras dos soldados durante a 2ª guerra mundial, utilizando os óleos também para o tratamento e acompanhamento de distúrbios psicológicos.

O nome de Marguerite Maury, bioquímica francesa, também está relacionada ao ressurgimento da Aromaterapia. Ela fundou uma terapia própria, inspirada nos estudos de Gattefossé, que relacionava a doença com o tipo d epersonalidade e estilo de vida de casa pessoa. 
Em 1977 , o masssagista americano Robert Tisserand, publica A Arte da Aromaterapia, tratado de enorme importância no universo da Aromaterapia.



    
Óleos Essenciais e seus Constituintes Químicos 

Aldeídos: contém propriedades antinfecciosa, estimulante da circulação(lemongrass)

Cetonas: contém propriedades de regeneração celular, liquefazendo mucosidades e descongestionando ( lavanda spike, cânfora)

Fenóis: contém propriedades antisépticas, úteis no combate a bactérias e vírus (tomilho)

Alcoois: contém propriedades sedativas, antisépticas e estimulantes do sistema imunológico ( sândalo, neroli)

Sesquiterpenos : contém propriedades antiinflamatórias, atuam sobre o fígado, auxiliando processo de desintoxicação, estimula funções glandulares ( limão, camomila)



 Frequência Vibratória

Os óleos essencias possuem uma alta frequência vibratória. O padrão vibratório que os óleos essenciais possuem em suas estruturas moleculares intactas, de acordo com pesquisas, revelam que são de 52 a 320 MHZ.

O nosso corpo possui uma frequência de 62 a 68 MHZ, e , quando essa frequência diminui, nosso sistema imunológico fica comprometido.

Devido ao alto padrão energético que possuem os óleos essenciais, nenhum vírus, bactéria ou fungo possui capacidade de sobreviver , por isso o efeito antibiótico e antivirótico dos óleos essencias. Os vírus não criam resistência aos óleos essenciais, diferenciando-se dos antibióticos sintetizados pala mutação de microorganismos.


       Oxigênio, Saúde e Óleo Essencial 

Os óleos essenciais são abundantes em oxigênio. E o oxigênio é o elemento primordial , o antioxidante natural, o elixir da vida, que atua com importância máxima nos processos regenerativos, curativos e de defesa celular.


Se você ficar resfriada, por exemplo, sua recuperação será potencializada utilizando óleo essencial de limão ou tea tree.

A maior parte das doenças são causadas pela falta de oxigenação celular. 
Os óleos essencias penetram a parede celular  o que resulta em uma amior distribuição de oxigênio e outros nutrientes, oferecendo uma nova vida a célula.

Estudos apontam que o óleo essencial promove o aumento do índice de oxigênio na atmosfera. Aumentam o ozônio e os íons negativos, que combatem a proliferação de bactérias.




O mundo necessita de mais plantas, cultivo essencial !!!
Mais verde, mais oxigênio, mais saúde, mais vida ! 
Mais Aroma
~*~ ~*~ 
Referência:

- TISSERAND, R. a arte da Aromaterapia. Rocca
- PRICE, S. Aromaterapia para doenças comuns. Manole
- SELLA, W. Óleos que curam. O poder da aromaterapia. Nova Era.

Sites: 
http://laszlo.ind.br
http://terra-flor.com
http://www.casamay.com.br

Imagens: Pinterest e ~*~ Consultório de Afrodite ~*~

quarta-feira, 1 de abril de 2015

GIN - ECOLOGIA


Se pensarmos que a Terra é representação e manifestação da simbologia feminina, poderíamos usar uma analogia entre a condição do planeta e a condição do corpo da mulher.

O planeta está em crise, com solo atormentado, correntes poluídas e alterações climáticas  alarmantes.....

Similarmente, o corpo feminino contemporâneo também está em crise, alterado em seus ciclos, com flutuações hormonais contaminadas ( pelo uso exagerado de pílula, pela terapia de reposição hormonal, pelas cirurgias desnecessárias).
Os valores que a sociedade impõe `a mulher são também impostos `a natureza, aos corpos, e vice versa.

A (gin) ecologia feminina é um reflexo da terra.
A "cura" ecológica e humana são a mesma coisa, operam na mesma dimensão.
A "cura" do planeta está associada a cura dos ritmos femininos, da sexualidade e dos ciclos.


As escrituras budistas vêem o corpo humano como um reflexo da terra. Ligam os nossos olhos ao sol e a lua, que se abrem e se fecham como o dia e a noite. Nossa respiração ao vento, e nossas artérias e veias `as correntes e aos rios.

 Assim como devemos amar e confiar em nossos corpos, devemos amar e cuidar da nossa preciosa e linda Terra.
A Terra é a grande mãe, e o habitat onde vivemos é uma micro expressão deste todo maior.
Cuidar de onde se habita, dos corpos, do ventre, dos espaços, dos lugares, das casas, das ruas, das águas, das cidades, do país, do mundo!
A "cura" feminina e planetária, em uma visão holística estão amplamente conectadas.

Toda doença, toda enfermidade, é expressão de um desequilíbrio.
A saúde não é estática, e  tornar-se saudável é um processo, uma consciência desenvolvida que não tem ponto final.

A saúde é a integração da mente, do corpo e do espírito: é o reconhecimento de que tudo que falamos, fazemos, pensamos, sentimos e acreditamos tem um impacto sobre nosso bem estar, sobre nós mesmos, sobre as pessoas que nos relacionamos, sobre o mundo.


O corpo repara-se diariamente, curando cortes, batidas e restabelecendo o equilíbrio.
A Terra também.

De instante a instante somos recriados. Criamos milhões de células novas que são alimentadas pela energia que geramos ao redor.

A maneira mais efetiva de promover a saúde do corpo e da terra, a saúde individual e coletiva, é desenvolver, aprimorar e lapidar a consciência, sobre todas as coisas.
A conscientização consiste em estar consciente, estar ciente e completamente atenta ao corpo, respiração, emoção, discurso, pensamento, energia e atitude. 

A cura, individual e coletiva, é um processo no qual somos autores e co-responsáveis. Requer mudança de hábito emocional e físico, requer mudança de atitude, mudança de paradigma, requer trans-formação.
A cura vem de dentro, e o desequilíbrio que se expressa através de uma doença ( do corpo e do mundo), é a oportunidade excelente para reflexão e crescimento.
Voltar-se para dentro de si e cuidar da casa
O corpo é a casa
O planeta é a casa

" Nosso ciclo é como o ciclo de uma planta. Há um tempo certo para plantar as sementes, para crescer e desabrochar, para deixar as sementes e para voltar para as nossas próprias raízes" 
ANNIE SHAW 

REFERÊNCIA: Matéria Íntima- Dicas para a Saúde da Mulher. VALINS, L.
IMAGENS: http://martaorlowska.com


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A influência dos planetas sobre as plantas medicinais


O UNI- Verso vive em perfeita articulação natural.
Todos os elementos da natureza mantém diálogos e trocas constantes.

Assim é também com as plantas.
No que se refere as plantas medicinais, seu poder curativo depende diretamente da influência planetária, já que estas influências imprimem características essenciais e determinam a qualidade do seu princípio ativo.

O vigor de uma planta, sua estatura, formato do caule, suas folhas, flores, seu odor...sofrem alterações de acordo coma  ação planetária.

As plantas e os planetas:

Plantas da Lua: Caracterizam-se por sua influência bizarra, cor branca, falta de cheiro. Vivem na agua ou perto dela. São plantas frias, leitosas, algumas narcóticas, anafrodisíacas

Plantas de Mercúrio: plantas de sabor misto, adstringente. Costumam produzir flores sem frutos, tem folhas pequenas e cores variadas

Plantas de Vênus: possuem flores grandes e rosas, aroma agradável e frutos de sabor doce. Afrodisíacas, dão muitas sementes e frutos

Plantas do Sol: são vegetais aromáticos, de gosto acidulado. Tem altura média, flores geralmente amarelas, de frutos bons. Normalmente voltam-se para o sol, acompanhando seu movimento. Trazem sua figura nas folhas, flores ou frutos

Plantas de Marte: plantas marcianas são ácidas, amargas e de gosto picante. Algumas, por excesso de calor, são venenosas. Geralmente pequenas, cheias de espinho, dão flores pequenas, vermelhas ou róseas.

Plantas de Júpiter: São grandes, de flores brancas ou azuis. Dão frutos doces e acidulados. Geralmente produzem muita fruta

Plantas de Saturno: São plantas grandes e tristes, muitas flores são escuras e pardacentas. Possuem sabor acre ou amargo, odor penetrante e forma agradável



EXEMPLOS DE PLANTAS DE ACORDO COM PLANETAS: 

SATURNO: avenca, bolsa de pastor, cipreste, cominho, ipê roxo

JÚPITER: anis, anis estrelado, boldo, camomila- A., camomila - R, cardamomo, carqueja, dente de leão, erva santa, maracujá, pariparoba, pfaffia paniculata, pitangueira, quitoco, rosa mosqueta, sabugueiro, salvia, serralha, vassourinha

SOL: angélica, artemísia, canela, celidônia, cidrão, douradinha, erva cidreira, macela, tanchagem

VÊNUS: bardana, borragem, erva de bugre, gervão, hortelã, malva, mil em rama, poejo, tomilho

MERCÚRIO: capim cidró, erva lanceta, funcho, guaco, valeriana

MARTE: alfavaca, alho, cambará, erva de bicho, urtiga, uva ursi, verônica

LUA: chapéu de couro, mastruço, tília



PARTES DO CORPO REGIDAS POR PLANETAS:

SATURNO: influi sobre os ossos, juntas, baço, joelhos, dentes, olho esquerdo e mão esquerda

JÚPITER: exerce domínio sobre o fígado, coxas, pés, sangue, diafragma, olho direito e mão direita

MARTE:  influencia a cabeça, partes genitais, rins, bílis, músculos e o pé esquerdo

SOL : influi sobre o coração, as costas ( na altura do coração), pé direito, artérias, veias e a força vital

VÊNUS: domina  a região do pescoço, garganta, seios e genitália feminina

MERCÚRIO: rege os braços, mãos, língua, sistema nervoso, pulmões e inteligência

LUA: influencia o peito, estômago, útero, intestino, humores( líquidos) exceto o sangue, regido por júpiter



Imagens: ~*~ Herbolário Consultório de Afrodite~*~

Referências: SANGUINETTI, E. N. O chá para a criança. Porto Alegre: Sagra- luzzatto, 1996.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sobre o feminino e a relação entre emoções, hormônios e menstruação


A feminologia parte do princípio de que a resposta humana feminina é sempre global.
Qualquer alteração de ordem emocional e hormonal afetam a maneira como a feminilidade se expressa. Há uma relação profunda entre o equilíbrio fisiológico e as emoções, e isso é elevado a potência máxima nas mulheres.

O neocórtex interfere no hipotálamo, que interfere na hipófise e desencadeia uma drástica influência nos órgãos, tecidos, funções corporais... e no bem estar e comportamento de maneira geral, tanto mental quanto social.

A humanidade passou milênios no escuro sem ter noção e sem valorizar o fator hormonal e emocional em nossas vidas. Mas as "bruxas" já sabiam de tudo, sabiam demais, as erveiras, as curandeiras, as benzedeiras...essas todas  que viam e agiam de maneira integrada e holística na busca da cura através da observação da natureza.

A feminilidade tem como base os ciclos mensais lunares, em concordância absoluta com o cosmos.
E é por isso que uma mulher menstrua.
A menstruação  é um dos componentes essenciais do gênero feminino.
Assim como a menstruação ocorre em ciclos, tudo é cíclico na vida de uma mulher, e os hormônios obedecem estas fases, assim como a Terra obedece os ciclos de rotação e translação pra vida existir no planeta.

Interferir na ciclicidade é alterar toda a composição não apenas da feminilidade mas também do planeta.
São nas oscilações e alterações hormonais que se estabelecem o processo orgânico feminino, e onde acontece a harmonia com o universo.

Para atingir e manter um estado saudável e harmônico do organismo, é fundamental que este esteja em sincronia e em conversa constante com a partícula maior chamado Cosmo, ou natureza, ou grande mãe. Para isso, ser capaz de reconhecer como os hormônios atuam e influenciam em nossas emoções e nossa vida diária, e vice versa, é um exercício para transformar vidas sociais, pessoais e profissionais.
O corpo feminino e os ciclos que se expressam e se manifestam através da menstruação, é portal infinito de auto conhecimento e cura.



Imagens: internet
Para maior aprofundamento sobre o tema, indico ler o livro A Inteligência Hormonal da Mulher.
Como o ciclo menstrual pode ser aliado, e não inimigo, do equilíbrio feminino










sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Relato de Gestação e Nascimento: O Parto de Anis

O começo da história

Vou começar do princípio. No princípio era o ventre. Então vou contar sobre minha gestação e depois sobre o parto, porque acredito que o parto é parte ou fim de uma história que se inicia na concepção, ganha forma na gestação e se conclui no nascimento.

Desde o começo da gravidez eu já  sabia que esperava uma menina, assim como da outra vez também  já sabia que era um menino. A gravidez, quando aceita e vivida com amor, aguça a sensibilidade espontânea. É como se um saber natural das coisas e dos sentimentos se instalasse em você. Mas não é do saber da razão que estou falando, é um saber dos sentidos, é uma sintonia com a existência viva, um estado permanente de conexão e interação com a natureza.

Um estado sublime que anda de mãos dadas com o divino. Um estado de clareza, de iluminação.
Por isso grávidas são tidas como iluminadas....um brilho brota do olhar, acho que ainda mais de dentro, brota do âmago, brota da alma.

Foi assim que me senti durante toda a gestação da Anis. Fiquei mais calma e radiante, mais sensível, mais em contato com o meu corpo e com o que realmente importa. Aprendi a amar mais.
Diminui o ritmo na intenção de desfrutar mais do aqui e agora. Estabeleci como meta viver mais pausadamente, porém com intensidade, estando realmente e inteiramente presente na vida, nos acontecimentos, experimentando de maneira tranquila e sem pressa cada fase na evolução da gestação.

Isso  significa que  me mantive ativa com minhas obrigações oficiais. Significa que fiquei com a intenção de viver com mais sabedoria, aproveitando e respeitando  o tempo das coisas.

E assim fiz, e assim foi.
E pra sinalizar minha não pacatez na vida, ou para demonstrar que as atividades cotidianas não param, mas podem ser vivenciadas devagar e com respiração completa........ mudei de trabalho, mudei de cidade, mudei de casa, mudei o assunto e o tema da minha dissertação de mestrado. Me instalei na minha nova e velha cidade, em uma casa cheia de história e estória, com a  sensação de contentamento e reconexão com minhas raízes.

Trabalhei até o 7˚ mês de gestação, escrevi minha nova dissertação em tempo recorde e dentro do tempo, finalizei meu mestrado e Pari..... na tradição das ancestrais parteiras, com rezas, cantigas e rituais, simbolizando e reverenciando cada etapa.... da maneira que desejei, da maneira que faz sentido pra mim. Em casa, onde me sinto livre e segura, no meu canto, no meu templo, onde cultivo minhas plantas, onde monto meu altar, onde coleciono minhas artes, meus livros, onde me retiro pra meditar, onde estudo, onde faço tudo e onde me permito fazer nada. 

Pari de forma plena, ativa, entregue, natural, com apoio, com amor, com respeito, respirando, contente e feliz! Experimentei dores profundas, tão profundas quanto de onde brota a iluminação. Parir, pra mim, foi experimentar meu corpo no auge, no ápice, no alto do cume de um lugar silencioso e concentrado.  Um lugar transgeracional, sagrado e milenar. E é de lá desse lugar que não tem palavra que falo agora.


O dia do parto

Bom, o dia do parto torna-se de repente dia do parto. Eu não fazia idéia  que seria naquele dia o dia do parto, e fui processando todos os sinais aos poucos.....

"Coincidentemente" e afortunadamente, eu tive retorno com meu médico querido no dia que se tornou " o dia do parto". Tudo começou de manhã, me recordando de alguns sonhos e notando uma certa diferença no meu corpo. Um tampão mucoso nunca dantes visto estava se apresentando delicadamente a mim, tão delicadamente  que demorei para captar seus sinais evidentes. Fui para o médico querido  logo depois do almoço, fizemos ultra-som e ele me disse que Anis estava se encaixando, por isso a presença do tampão.

Ok, voltei para minha casa, que também afortunadamente fica a apenas dois quarteirões do médico querido. Cheguei em casa e fui contar pro meu amado que Anis estava se encaixando, quando de repente aguas profundas que movem moinhos caíram no chão, não tão delicadamente.

Eu, já inteiramente absorvida pela intenção do seguir devagar a vida, mandei calma e tranquilamente mensagens para as parteiras, comunicando o fenômeno ocorrido.
Elas me disseram: - Ok flor, estamos indo praí ( uma das parteiras estava a 3 horas de distância de minha cidade).
E eu falei:  - Caaaalmaaa, vamos esperar mais um pouco!!!! ( percebam que nesse momento a pacatez realmente invadiu meu ser), pode ser que não seja nada!!!
E elas disseram : Flor, estamos indo mesmo assim.... É claro que elas já sabiam de tudo....eu é que estava lentificada deveras.

Continuei fazendo minhas coisas, e fui aos poucos realmente percebendo que eu estava em trabalho de parto. As águas que movem moinhos não paravam de sair, as contrações começaram a ficar muito perceptíveis, aumentando gradualmente. Esse início ainda é beeem suave, continuei fazendo minhas atividades caseiras, lavei roupa, recolhi roupa do varal, estendi roupa no varal, chupei fruta, bebi água, muita água, e novamente afortunadamente, para minha surpresa, levei uma picada de abelha no  dedo, rsrs .  (pode parecer estranha essa parte mas logo fará sentido).

Como não sou alérgica, não me desesperei (olha que novidade!), e aguardei calmamente a chegada das parteiras. Até pensei junto de meu filho:  - Olha, como sou sortuda, acabei de receber uma dose de anestésico e antibiótico natural ( nessas horas é sempre bom manter o otimismo)!


A chegada das parteiras



Conversando sobre a picada de abelha, a parteira da tradição me disse que a abelha é símbolo do trabalho em conjunto, de coletividade, da organização...... ou seja, a abelha abriu os trabalhos. _ Que maravilha, eu amo esses sinais da vida, eles me mostram quando estou no caminho certo!!! E fico achando que o desafio ou o aprendizado da vida é "ler os sinais".....~*~..... Eu amo ler os sinais!!!


.... Ainda compreendendo todos os sinais, me recordando dos meus sonhos simbólicos da noite anterior e recebendo massagem da doula e das parteiras. Eu ainda não sabia de nada, inocente!!!
E me mantinha, com calor, com muito calor, sorrindo, afinal...........UUUUauuuuuu, eu vou Parirrrrr!!!!!Isso é Seeeensacionalllllll!!!!!!!Iuhuuuuuuuu!!!!


Em êxtase porque vou parir!!!!!!



Masss, como em toda evolução de um trabalho, é necessário uma certa  introspecção, é necessário a concentração, o centramento. É necessário calar-se para se ouvir, é necessário se voltar pra dentro, estar dentro e fundo...é de lá que vem!



Desse lugar silencioso e dolorido de onde estou, e de onde me reconheço agora, apenas o que quero é massagem, massagem, massagem..... profunda, profunda, mais profunda. A lua cheia estava no céu,  a Luna na janela, quieta observadora de toda magia que estava acontecendo. Theo já estava dormindo, A casa era absoluto silêncio, apenas o som do meu respirar.



Quero todos ao redor de mim, quero todas as mãos, toda vibração, todos os alívios, não quero nenhuma palavra. Quero gestos sem palavras, quero contato. Tudo deve ser muito profundo, silencioso e profundo.



Quero a companhia amorosa do meu amor, sem palavras ele sabe do que eu preciso. Preciso do seu toque, preciso que caminhe comigo, que continue a caminhar comigo, que me dê apoio e que não saia do meu lado.....



Durante a gestação eu lia sobre parto ativo, eu sabia que o meu seria ativo, eu me mantive ativa e disposta durante todo o ciclo da gravidez.  A atividade dissipa a dor, percebia que quando eu caminhava, eu buscava, eu cavava dentro de mim o espaço pro nascimento, eu reunia a força ancestral necessária pro nascer, pra trazer vida. E me silenciava cada vez mais, e mais....


Eu só quero e apenas  preciso que caminhe comigo, preciso de apoio e sustentação, o resto pode deixar que meu corpo sabe o que fazer. Ele não tem dúvidas, ele tem uma sabedoria inata tecida com vigorosidade.


Uma natural vontade de estar dentro da água se manifesta. A água conforta tanto,  a água conduz tão bem, dita o ritmo, nutre a pele, silencia ainda mais, traz mais pra dentro e relaxa.



Mas eu precisava cavar, cavar mais e buscar, precisava andar pra encontrar e suportar  esse lugar que é tão dolorido, tão impetuoso, ousado e divino. Caminhar é preciso.... Me perco das horas,  me desconecto do mundo do tempo, só existe meu corpo, minha dor, regendo com maestria instintiva toda sinfonia que precede o nascimento.



Nesse momento de tamanha profundeza, preciso da força das mulheres que estão comigo
Preciso da sua força anciã.
Dos seus saberes sem palavras.


O tempo caminha sem tempo, e eu já posso sentir sua chegada, eu já sei que você está ali, pronta pra nascer, pronta e com força pro mundo. Agora só preciso ajudar, preciso de todas as forças que foram reunidas até agora. 
Agora é trazer ao mundo. 
A mente está no lugar certo, no lugar de abertura, de conexão e expansão.
De cócoras, inclinada pra trás. 
Depois de muito cavar, foi assim que me achei.


Siente, el momento llega, lo divino estas contigo.
Siente, tus huesos son fuertes, madre de todos nosotros
Siente, estas em buenas manos, tienes lo que necesita
Siente, estamos ayudando
Y eres parte de la tierra



A hora que se segue ao nascimento, é  a hora sagrada, é a hora de cura, lugar de conserto, lugar de presença. Somos só nós, em comum unidade. Somos só emoção em gesto


A primeira vez que olho nos seus olhos.
A hora de ouro!
The sacred hour!!!
Eu te reconheço, você me reconhece. Eu te abençoo, você me abençoa.
E juntas entoamos preces de gratidão. Eu te dou a vida, você me dá vida.
E pulsamos juntas.

Extraio tanta alegria só de observar.
Já dançamos horas suficientes pra nos conhecermos.


Em completo estado de transe,  pico de ocitocina, experimento a melhor sensação do mundo!
Sensação de completude, de gratidão, de mais força, de vitória.
Me sinto a rainha do universo!


O corpo se lembra de tudo. O corpo irá se lembrar de tudo pra sempre
O corpo se lembra antes de ter palavras
O registro está na pele
Olfato e contato


 Aconchego do pai, o pai que também virou mãe.


Toda a equipe reunida, celebrando o nascimento, celebrando a vida.
O nascimento foi feito pra funcionar, sem segredo e com mistério.
Com luz, com sacralidade e com puro amor.
Sou gratidão eterna a esse jardim.
Ohm!!!



Há que se afinar o corpo até o último sempre. Exercer-se como instrumento capaz de receber a poesia do mundo. Poesia suspensa em rotação e translação. Movimentos moderados, alinhavando em dias e luares, estações e colheitas, minutos e milênios, provisoriamente." Bartolomeu Campos de Queirós

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Fruto do Ventre





O melhor de mim agora é fruto do ventre
Rainha de copas tem a alma como sacerdote
e atributos como o de fazer milagre
milagre do sopro, do fôlego, da vida.

Essa  história vêm do fundo da terra, do oco
história sem pergunta, pergunta em gesto, feita a mão
história encantada, de legado, com raiz
história de ramo de  árvore, de galho extenso
de tudo que  abriga beleza
de tudo que é continente
que carrega, que germina, que nutre


O lugar do ventre é de espera
de silêncio de água
lugar de confissão
de luz de lampião
O ventre é lugar de aprender de novo
é uma segunda e terceira chance, uma e duas doses de coragem
provérbio arquetípico.

Com você eu sou várias, em você eu sou muitas
Floresço por mais tempo, protegida
sou pintura, escultura, música e dança
sou filha, mãe, enxergo por dentro
tenho poderes, gratidão

Te esperei desde sempre
te preparei na beira da fogueira, dentro da água, há três séculos, antes do tempo.
Hoje conto as mesmas e outras histórias
de semear e plantar
de carregar amuleto, oferecer bálsamo, ajudar gente, refazer lar.
e de colher, quando o fruto amadurecer.

domingo, 29 de setembro de 2013

Princípio Biocêntrico



" Assim como a física se funde no corpo da biologia, a consciência se incorpora ao vivencial"

O princípio biocêntrico é o ponto de partida para a experimentação da vivência com um universo organizado. Pensar e estar no mundo a partir deste princípio  resgata o vínculo consciente com nós mesmos, com o outro e com próprio planeta que fazemos parte.

É um estilo de sentir e de pensar baseado na compreensão dos sistemas vivos, de tudo que existe no universo; elementos, astros, plantas, animais, sutilezas.

Uma definição melhor seria: poesia com o universo....carícias com o raio de sol, com a brisa, com a terra, com o mar...em um estado de permanente cópula com o universo, como se a qualidade de nossa evolução consistisse na capacidade de nosso sistema entrar em fusão completa com o cosmo, até atingir a percepção e a sensação de pertencimento.

Nossos movimentos, nossa dança, tudo se organiza como expressão de vida que nutre o processo evolutivo, impulsionando os ciclos.

Poética da similaridade
" Uma vez fluindo no rio, estamos em um caminho sem volta. O único retorno possível é o retorno a nossa própria fonte"



imagens: Blog Tudo de Om
referências: princípios da Biodança