Em um tempo muito distante, talvez no tempo mais antigo do mundo...baseado nos Vedas, os quatro livros sagrados da religiåo hindu, escritos por volta de 800 a.C, ...encontra-se a essência , a alma da Ciência daVida, ou Ayurveda.
Este conhecimento construiu-se em cima do mais antigo registro da experiência humana, a partir da própria observaçåo do funcionamento da natureza e da constataçåo de que nosso corpo "reproduz" a mesma ordem ou padråo de funcionamento.
Nosso corpo está em harmonia, em sincronia com o cosmos, com o universo, com a natureza ,ou seja, com Deus!
Todo esta sabedoria Ayurvédica sistematizou-se no milenar sistema de tratamento terapêutico tradicional da India, a Medicina Ayurvédica.
A medicina Ayurvédica é o sistema de cura e prevençåo de doenças praticado na India, que considera a doença como resultado do desequilíbrio do ser humano consigo próprio e com a natureza ao seu redor.
Este tradicional sistema de tratamento terapêutico engloba técnicas de purificaçåo e equilíbrio, como dietas desintoxicantes,mudanças de hábitos, jejum, banhos ,meditaçøes com mantras, apliacações na pele de tinturas, pós, óleos, chás e outros medicamentos .
Exames de fezes, urina, suor, respiraçåo, temperatura corporal, pulso, lingua, escarro, voz do paciente, consideraçøes astrológicas e comportamentais , atitude psíquica, olhos, pupila e uma infinidade de outras observações compõe o exame diagnóstico de cada paciente.
A massagem, assim como as práticas corporais e posturas de yoga, fazem parte desta ciência envolvida com o movimento da energia no corpo. Ela intensifica a circulaçåo do sangue, da linfa, dos hormônios, fortalece o sistema nervoso e imunológico e retarda o envelhecimento.
É uma técnica de massagem profunda, curativa, que pode combinar movimentos e manobras de traçåo e alongamento por toda a massa muscular, estimulando pontos e orgåos vitais, liberando energia vital bloqueada e estagnada em diversas parte do corpo.
Este é um tema que tenho profundo amor, devoçåo, anos de estudo, vivência e dedicaçåo.
O estudo não para, o conhecimento e a curiosidade também não... e nos próximos posts falarei um pouco mais desta extraordinária e infinita Ciência da Longevidade.
Acho que é um tema de interesse no universo feminino, rs!
Hm, tenho certeza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário