quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sobre o feminino e a relação entre emoções, hormônios e menstruação


A feminologia parte do princípio de que a resposta humana feminina é sempre global.
Qualquer alteração de ordem emocional e hormonal afetam a maneira como a feminilidade se expressa. Há uma relação profunda entre o equilíbrio fisiológico e as emoções, e isso é elevado a potência máxima nas mulheres.

O neocórtex interfere no hipotálamo, que interfere na hipófise e desencadeia uma drástica influência nos órgãos, tecidos, funções corporais... e no bem estar e comportamento de maneira geral, tanto mental quanto social.

A humanidade passou milênios no escuro sem ter noção e sem valorizar o fator hormonal e emocional em nossas vidas. Mas as "bruxas" já sabiam de tudo, sabiam demais, as erveiras, as curandeiras, as benzedeiras...essas todas  que viam e agiam de maneira integrada e holística na busca da cura através da observação da natureza.

A feminilidade tem como base os ciclos mensais lunares, em concordância absoluta com o cosmos.
E é por isso que uma mulher menstrua.
A menstruação  é um dos componentes essenciais do gênero feminino.
Assim como a menstruação ocorre em ciclos, tudo é cíclico na vida de uma mulher, e os hormônios obedecem estas fases, assim como a Terra obedece os ciclos de rotação e translação pra vida existir no planeta.

Interferir na ciclicidade é alterar toda a composição não apenas da feminilidade mas também do planeta.
São nas oscilações e alterações hormonais que se estabelecem o processo orgânico feminino, e onde acontece a harmonia com o universo.

Para atingir e manter um estado saudável e harmônico do organismo, é fundamental que este esteja em sincronia e em conversa constante com a partícula maior chamado Cosmo, ou natureza, ou grande mãe. Para isso, ser capaz de reconhecer como os hormônios atuam e influenciam em nossas emoções e nossa vida diária, e vice versa, é um exercício para transformar vidas sociais, pessoais e profissionais.
O corpo feminino e os ciclos que se expressam e se manifestam através da menstruação, é portal infinito de auto conhecimento e cura.



Imagens: internet
Para maior aprofundamento sobre o tema, indico ler o livro A Inteligência Hormonal da Mulher.
Como o ciclo menstrual pode ser aliado, e não inimigo, do equilíbrio feminino










Nenhum comentário:

Postar um comentário