domingo, 4 de março de 2012

Aromaterapia


O nascimento da aromaterapia perde-se no tempo!
Conta a história que ao escavarem as tumbas dos antigos  faraós no Egito, detectaram forte cheiro de mirra e de cedo entre as bandagens das múmias. Sabe-se hoje, que a  essência do cedro é um potente conservante, além de fungicida e antiputreficante, e a mirra poderosa fungicida e bactericida natural.


A Aromaterapia é cercada de lendas......
Conta uma , que há mais de 5 mil anos atrás, os antigos persas descobriram casualmente a produçåo de óleos essenciais a partir das plantas odoríficas.



No dia das núpcias de uma  das filhas, um sultåo teria mandado cobrir de pétalas de rosas as piscinas do palácio.Algum tempo depois de expostas ao sol ,essas pétalas suavam , exalando o aroma das rosas de forma ainda mais potente 



Povos antigos sempre fizeram uso de plantas aromáticas, seja para rituais religiosos, limpezas, oferendas ou  purificaçøes, já que associavam a doença `a presença de maus espíritos.

Com o tempo foram descobrindo, utilizando e conhecendo as propriedades aromaterapêuticas de cada planta



René Maurice Gattefosse é considerado o pai da Aromaterapia.
Originário de uma tradicional família de perfumista francesa, o químico estudava essências florais com o objetivo de criar novos perfumes.

Em um dia de trabalho em seu laboratório, sofreu um acidente com um acido poderoso e, instintivamente, mergulhou o braço queimado em um recipiente de óleo de lavanda. Além do alívio imediato da dor, percebeu que as feridas cicatrizavam rápido, sem infeccionar e sem deixar cicatriz.


Depois de Gattefosse outros estudiosos franceses deram prosseguimento as suas pesquisas , estabelecendo a França como um dos maiores centros mundiais de aromaterapia.
Jean Valnet foi um dos pesquisadores dedicados a descrever  os componentes químicos das planta, que podem até ultrapassar quinhentos  em cada planta.


Como funciona a Aromaterapia:

A inalaçåo é o meio mais poderoso para se desfrutar dos efeitos dos óleos essenciais , seja por meio de difusores, seja pelo uso de um simples chumaço de algodåo, ou através dos benefícios da massagem.
Såo diversas as possibilidades .....

A essência aromática, ao ser inalada, passa pelo nervo olfativo, nas fossas nasais e vai estimular diretamente o sistema límbico do cérebro, onde se localizam as emoçøes mais primitivas, como a raiva e o amor

Ao mesmo tempo, através das vias aéreas superiores, essa emanaçåo segue em direçåo aos pulmøes, onde é absorvida pelo sangue.


Na massagem, os efeitos såo similares. Ao ser massageada, a pele se aquece e os poros se dilatam, facilitando a penetraçåo da essência, que passa entåo a circular pela corrente sanguínea.

Nos banhos, as essência atuam da mesma forma como na massagem. O poder terapêutico dos óleos essenciais alia-se ao efeito relaxante da água quente. O banho pode ser  de corpo inteiro, numa banheira, como pode ser localizado, só para os pés, måos, banho de assento, etc...



A utilizaçåo desta terapêutica deve ser feita com  uso de óleos essenciais, que såo substâncias orgânicas e naturais, óleos 100% naturais extraídos de toneladas de  plantas aromáticas com propriedades terapêuticas.

Para cada manifestaçåo patológica existem diversos óleos essenciais capazes de provocar o efeito terapêutico desejado.
Além de aliviar sintomas, também é recomendada como tratamento preventivo para gripes , resfriados e alergias.
O simples ato de inalar aromas benéficos e agradáveis ao olfato promove uma sensaçåo de profunda harmonia, integraçåo e bem estar, que såo, por si só, promovedoras da saúde!

SAÚDE 
e  ALQUIMIA!!

E um universo de bons cheiros , que induzam a bons caminhos!....

Um comentário:

  1. Irmãaa, adorei!!! Tá muito charmoso o blog, as cores, as fotos e os escritos!! Eu pensei que a pintura da menina na última foto fosse você!!!! Você adora esses aromas né?! Eu sabiaa que ia vir Lavanda entre eles, que é o que você mais gosta!! Agora fiquei com vontade de inalarrr!!!!!
    Ainda bem que você posta esses assuntos pra eu me interar! beijossssss saudades
    THAYS

    ResponderExcluir